Alinhamento de Propósito Individual e Corporativo

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Antes de se pensar em alinhamento de propósito é preciso defini-lo. Para essa análise, propósito será considerado como a resposta para as seguintes perguntas; “O que tenho habilidade, gosto e naturalmente faço bem?”, “Qual a diferença que quero fazer na vida das pessoas?”, “Como quero ser lembrado?”, “O que faz sentido eu fazer?”, “Qual o sentido do que eu faço?”.

Quando se pensa em pessoas, em propósito individual, as respostas estarão relacionadas ao estágio de desenvolvimento de consciência e da visão de mundo de cada um. Dependerão fortemente de autoconhecimento, para que sejam respondidas com profundidade e autenticidade.

Quando o propósito é corporativo ele pode ser minerado ou construído. O propósito minerado é aquele que está intrínseco à cultura da própria organização, principalmente no que diz respeito aos seus mitos, histórias, crenças e valores. Quando construído ele será decidido pela alta gestão, muitas vezes em função de marketing ou de posicionamento estratégico.

Em ambos casos o propósito precisa ser desenvolvido dentro da cultura organizacional, para que ele possa ser percebido por todos os stakeholders. Esse desenvolvimento precisa contemplar a liderança e a organização (estrutura, processos, políticas e incentivos) de forma a garantir a congruência do que está sendo dito com o que está sendo feito.

Quanto mais forte for uma cultura organizacional focada em propósito, maior será a necessidade de alinhamento entre o indivíduo e a organização.

Esse alinhamento pode ser de valores ou de propósito. O alinhamento de valores será a percepção emocional de que a organização na qual o indivíduo está inserido tem valores semelhantes aos dele. Já o alinhamento de propósito pode ser em relação ao propósito da organização e ao propósito do indivíduo. Quando é ao propósito da organização é uma simpatia por este, uma sensação de que a organização está coerente com o propósito e o indivíduo se sente parte contribuinte deste fim.

Porém, quando o indivíduo, no exercício de suas atividades, sente paixão, coerência interna e plenitude de seus dons e talentos, esse alinhamento é em virtude da vivência de seu propósito individual. É importante perceber que, nesse caso, pouco importa o propósito da organização e quão forte ou fraca seja sua cultura organizacional, pois o alinhamento está entre o indivíduo e a atividade que ele está exercendo. Ao mesmo tempo, para que o indivíduo viva seu propósito, ele precisa ter alcançado o nível de coesão interna no seu desenvolvimento pessoal.

Esses alinhamentos geram engajamento e, consequentemente, altos níveis de produtividade. Por outro, lado a falta deles gera diminuição de esforço discricionário e aumento de entropia (energia não disponível para a realização do trabalho).

Dessa forma, pode-se concluir o quanto se faz necessário o desenvolvimento da cultura organizacional de forma consistente e congruente, e quanto é necessário perceber que, o que um dia se chamou de recursos humanos são, na verdade, seres humanos em processo de desenvolvimento e, como todo ser vivo, extremamente influenciados pelo meio em que vivem.

Jomara Fernandes

Jornalista de formação, consultora, coach de coração e terapeuta por missão. Por sua paixão por liberdade e possibilidades, juntou sua experiência profissional de 22 anos de carreira, estudos e vivências de autoconhecimento, coaching e gamificação e criou o Purpose Mining Game, com o objetivo colocar seu propósito em ação: transformar o mundo em um lugar com mais propósito!